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segunda-feira, 10 de julho de 2017
Leitura de Imagens - (montagem de uma exposição)
LEITURA DE IMAGENS
A expressão leitura de imagens começou a circular na área de comunica-
ção e artes no final da década de 1970, com a explosão dos sistemas audiovisuais.
Essa tendência foi influenciada pelo formalismo, fundamentado na teoria da
Gestalt, e pela semiótica. Na psicologia da forma, a imagem constituia percep-
ção, já que toda experiência estética, seja de produção ou recepção, supõe um
processo perceptivo. A percepção é entendida aqui como uma elaboração ativa,
uma complexa experiência que transforma a informação recebida.
Na medida em que a imagem passa a ser compreendida como signo que
incorpora diversos códigos, sua leitura requer o conhecimento e a compreensão
desses códigos. Essa idéia de “ensinar a ver e ler” os dados visuais inspirou-se
no trabalho de Rudolf Arnheim, Art and visual perception, de 19571
, que
procura identificar as categorias visuais básicas mediante as quais a percepção
deduz estruturas e o produtor de imagens elabora suas configurações. Arnheim
catalogou dez categorias visuais: equilíbrio, figura, forma, desenvolvimento,
espaço, luz, cor, movimento, dinâmica e expressão.
LEITURA DE IMAGENS, CULTURA
VISUAL E PRÁTICA EDUCATIVA
MARIA EMILIA SARDELICH
Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana
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