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segunda-feira, 10 de julho de 2017

Leitura de Imagens - (montagem de uma exposição)

LEITURA DE IMAGENS A expressão leitura de imagens começou a circular na área de comunica- ção e artes no final da década de 1970, com a explosão dos sistemas audiovisuais. Essa tendência foi influenciada pelo formalismo, fundamentado na teoria da Gestalt, e pela semiótica. Na psicologia da forma, a imagem constituia percep- ção, já que toda experiência estética, seja de produção ou recepção, supõe um processo perceptivo. A percepção é entendida aqui como uma elaboração ativa, uma complexa experiência que transforma a informação recebida. Na medida em que a imagem passa a ser compreendida como signo que incorpora diversos códigos, sua leitura requer o conhecimento e a compreensão desses códigos. Essa idéia de “ensinar a ver e ler” os dados visuais inspirou-se no trabalho de Rudolf Arnheim, Art and visual perception, de 19571 , que procura identificar as categorias visuais básicas mediante as quais a percepção deduz estruturas e o produtor de imagens elabora suas configurações. Arnheim catalogou dez categorias visuais: equilíbrio, figura, forma, desenvolvimento, espaço, luz, cor, movimento, dinâmica e expressão. LEITURA DE IMAGENS, CULTURA VISUAL E PRÁTICA EDUCATIVA MARIA EMILIA SARDELICH Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana

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